terça-feira, 13 de maio de 2014

Relato de amamentação na primeira hora de vida do recém nascido.

Fonte: Google
De todos os meus três partos, o que mais me emocionei, o que mais curti, me sensibilizei de verdade foi o da minha filha do meio, Sabryna, apesar de ter sido uma cesariana; na época eu acreditava que após uma cesária o próximo parto deveria ser, me fizeram acreditar, até porque tinha pouco espaço de tempo, mas esse não é o assunto que vem ao caso, foi apesar de tudo o mais humanizado, se assim posso chamar.

Lembro até hoje, do momento em que ela nasceu; e a pediatra logo trouxe para eu conhece la. Lembro do sorriso, apesar de recém nascida, e da mãozinha tocando em meu rosto, juro, ela tocou no meu rosto como se falasse : " Oi muito prazer! " rsrs... Muito emocionante!!!
E de levarem p pesar e tirar as medidas enquanto terminavam a o processo da cirurgia. Até que, me colocaram na maca para ir para o quarto , e ao olhar para o lado a enfermeira trazendo a para meu lado, me pedindo para dar de mamar. Fiquei perplexa, confusa e ao mesmo tempo emocionada... seria certo? rs , mas ao mesmo tempo achei divino! E olha que eu era uma adolescente e não tinha o conhecimento da causa que tenho hoje. E assim fiz. Fui sendo levada para o quarto com minha filha no seio, ainda saindo a águinha do parto do nariz e ela lá já se familiarizando com a mamãe, conhecendo o seu território, seu alimento perfeito e completo. Foi muito lindo!

Lembro que minha mãe, que era minha acompanhante na época ficou assustada com o ato rs, mas ela tinha um pouco de conhecimento sobre a importância da amamentação, pelo menos tão quanto antes pudesse ser.

E hoje reconheço que tanto o ato de amamentar na primeira hora de nascido quanto a amamentação prolongada ajudam e muito na relação mamãe bebê assim como ajuda o organismo a se manter imune a muitas bactérias e vírus devido aos anti corpos que só o leite materno disponibiliza.

Lembro que lá no hospital em que ela nasceu, muito bom sinal; referência em partos de alto risco e onde se concentra um banco de leite super importante do Rio de Janeiro, o Fernandes Figueira, eu que precisei ficar internada junto com ela por 8 dias por causa de uma infecção urinária, para medicação intra venosa, ajudei muitas crianças retirando meu leite e doando por lá mesmo, e olha que eu enchia potes e potes, uma prova que a ao sugar tão quanto antes o seio ajuda na produção mais rápida e eficaz.

Quanto ao clampeamento tardio do cordão umbilical, ai eu já não sei, talvez não, mas não posso afirmar, mas para isso existe hoje essa ferramenta maravilhosa que é a internet, para pesquisarmos mais, através de profissionais qualificados que dividem seus conhecimentos afim de nos informar e não nos deixarmos mais enganar por profissionais que não estão nem ai por atos tão simples que podem garantir uma saúde bem melhor para nossos filhos no decorrer da vida. Procure sempre por referências, não se deixe enganar!

Se eu tivesse um próximo filho, três já está de bom tamanho rs, com certeza seria tudo muito diferente, e isso deve se ao fato da informação, do estudo, da atualização que tenho hoje em torno dos assuntos relacionados a maternidade, que muita mãe por ai nem sabe por onde começa, triste realidade! E acabam sendo enganadas e desencorajadas a seguir pelo que é tão simples, tão natural.

Minha missão portanto agora, é buscar estar sempre trazendo esses assuntos que não deveriam ser polêmicos à tona, fazendo com que um pouco, talvez, de conhecimento chega até a casa de vocês, mamães que estão a disposição de estar sempre evoluindo.

E por ai, como foi logo após o parto? Seu bebê mamou tão logo? Houve o clampeamento tardio do cordão umbilical?

Agora, pelo SUS, o Ministério da Saúde determina que ao nascer, o bebê deve ser encaminhado a esses dois processos ; Clampeamento do Cordão Umbilical e Aleitamento Materno logo na primeira hora de nascido.

Vamos torcer para que chegue logo as redes privadas.

E lutar para fazer valer os nosso direitos!!!
Um abraço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário