quarta-feira, 17 de abril de 2013

A importância de amamentar


 

Hoje em dia, mais do que nunca temos que ter a consciência de que o leite materno é um alimento completo, que contém todos os nutrientes e sais minerais que o bebê precisa até os seis meses de idade e que portanto, antes disso não é necessário acrescentar nenhum outro tipo de alimento, como chás, sucos, água ou outros leites. Digo isso por experiência própria; meu bebê acabou de completar 6 meses e só vem ganhando peso e crescendo muito saudável.
A partir do último mês de gravidez, as mamães estão preparadas para a amamentação. Todo bebê nasce sabendo mamar, mas o leite materno só está disponível alguns dias após o nascimento. Nos primeiros dias, a mamãe produz o colostro para alimentar o bebê, que é uma substância espessa e amarelada, rica em anticorpos e proteínas.
O leite materno além de benéfico, está sempre pronto, na temperatura certa e não custa nada, sem contar que este ato ajuda a estimular o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e é fundamental para a saúde de ambos.

É importante também que mesmo após a introdução de novos alimentos, a amamentação continue até os dois anos de idade ou mais.
Com relação a mamãe, a amamentação contribui para a recuperação do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto, ajuda a reduzir o peso e a minimizar o risco de desenvolver, no futuro, câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes.
Para o bebê, ele ajuda pois contém agentes imunológicos, leucócitos e outros fatores anti infecciosos que protegem a criança contra a maioria das bactérias e vírus. Portanto, crianças que mamam no peito tem risco 11 vezes menor de morrer por diarreia, 4 vezes menor de morrer por pneumonia do que os bebês alimentados com leite de vaca ou artificiais.
Sem contar que, amamentação ajuda a fortalecer a musculatura da face e da boca do bebê, o que contribui com a diminuição do número de cáries nos dentes das crianças e consequentemente diminui as mal oclusões dentárias e a fala.
 
 
 

 
 
 
 


 

 
 

 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário